Muitas pessoas conhecem, ou já sofreram com medo de dentista.
Chega a ser alvo de piadas e troças, mas você sabia que existem casos muito graves que pode se desenvolver até uma fobia, necessitando até de um tratamento psicológico?
A relação paciente e dentista é algo muito importante de se estabelecer, afinal, a saúde bucal é primordial e necessita de cuidados como todo o resto do nosso corpo.
Sendo assim, se é o seu caso ter um medo irracional pelo simples fato de se imaginar em um consultório odontológico, confira essas dicas preparadas para você conseguir superar essa barreira psicológica!
A origem do medo
Um primeiro passo essencial para lhe auxiliar a enfrentar o medo de ir ao dentista, e tudo relacionado a um consultório odontológico, é de fato olhar para dentro de si.
Buscar as causas e origens desse medo é muito importante para racionalizar a situação e procurar soluções objetivas para o seu caso.
Pode ser em decorrência de traumas ligados à infância, algo que você ouviu sobre dentistas quando mais novo, ou até mesmo alguma consulta que lhe rendeu muita dor ou contato com um profissional rude e mal preparado.
Se informe o máximo possível
Não tenha medo de perguntar até esgotar as suas dúvidas e inseguranças.
Obtendo a maior quantidade possível de informações, sobre procedimentos, consultas, ou qualquer coisa relacionada ao consultório odontológico você se mune de muito mais confiança para enfrentar o seu medo.
É capaz que perceba o quanto está sofrendo por antecedência, sobre um procedimento que na verdade é completamente indolor.
Coloque sua saúde bucal em primeiro lugar
Por se tratar de uma reação irracional, seu medo por dentistas acaba fazendo você adiar visitas de rotina que garantem um cuidado essencial e básico à saúde da sua boca.
Evitando a ida ao seu médico dentista, pequenos problemas podem se agravar, levando à situações muito mais complexas e de difíceis resoluções, caso você tivesse mantido visitas regulares previamente.
Busque por um profissional de confiança
Geralmente, pessoas com medo de dentistas, atribuem a sua condição à cenários anteriores em que não tiveram uma experiência positivas com outros profissionais.
Portanto, uma ótima dica é realizar uma pesquisa aprofundada sobre as opções de especialistas à sua disposição. Analise avaliações, comentários de pacientes satisfeitos ou não, procure até indicações no seu círculo mais próximo.
A segurança de um atendimento humanizado, atencioso e paciencioso é fundamental para se estabelecer um relacionamento saudável entre profissional e paciente.
Compartilhe conosco nos comentários se você tem esse medo, e se já conseguiu superá-lo utilizando essas dicas, ou por outras vias. Assim, mais pessoas podem sentir que existe uma solução para esse problema que deve ser levado a sério!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h