A restauração dentária é um dos tratamentos mais procurados em consultórios odontológicos.
Além de fornecer ótimos resultados estéticos ao paciente, ainda é uma garante a correção de outras funções que envolvem a arcada dentária, como a fala e a mastigação por exemplo.
E mesmo se tratando de um procedimento rápido e indolor, é normal surgirem dúvidas sobre ele. Pensando nisso separamos 5 das dúvidas mais frequentes relacionadas a restauração de dentes. Confira!
1. Como sei se preciso de um tratamento de restauração?
Antes de qualquer coisa, a principal recomendação é pedir por uma avaliação cuidadosa nas mãos de um cirurgiã-dentista. Somente a observação profissional pode dizer se há, ou não a necessidade de restauração.
Alguns dos motivos que podem te levar a procurar um especialista dentista são: presença de cáries, dentes quebrados ou fraturados, antigas restaurações que você esteja percebendo algo de errado.
Somente depois de um exame completo é possível saber se você deve passar por uma restauração dentária.
2. Quais os materiais mais utilizados para a restauração dos dentes?
Existem três tipos de materiais que são comumente utilizados no processo de restauração dos dentes, são eles: resina, porcelana ou amálgama.
Nos casos da resina e porcelana, se tratam de materiais que são muito semelhantes a cor natural da arcada dentária, e atualmente os mais utilizados para o procedimento.
Já se tratando da amálgama, estamos falando de uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho, e por vezes até de zinco.
3. Como funciona o tratamento de restauração nos dentes?
Nos casos de incidência de cáries no dente a ser restaurado, é realizada uma raspagem no local, removendo toda a parte danificada. Depois de limpa, a região da cavidade é preenchida pelo material de restauração (resina ou porcelana).
Quando se trata de fraturas nos dentes, o cirurgião-dentista cobre a área afetada com o material específico para devolver a forma natural do dente.
Na necessidade de confeccionar uma peça maior, é tirado um molde da boca do paciente para que seja feito em laboratório.
4. Quais são os cuidados necessários com uma restauração?
Mesmo sendo um tratamento rápido e não invasivo, a restauração ainda requer certos cuidados indicados pelo cirurgião-dentista.
A maioria relacionados a evitar certos tipos de alimentos que são muito duros, ou com excesso de pigmentos, assim como maior atenção na higienização do dente restaurado, de preferência realizada com uma escova de cerdas macias.
5. Por quanto tempo dura uma restauração no dente?
Os materiais utilizados para a restauração geralmente são muito duráveis, garantindo que os resultados permaneçam por muitos anos.
Porém, muito dessa longevidade do dente restaurado depende muito dos cuidados do próprio paciente, envolvendo a alimentação e a higienização adequada dos dentes.
Alguma dessas dúvidas fazia parte das suas? Possui mais perguntas relacionadas a restauração de dentes? Deixe nos comentários!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h