Implantes Dentários

implantes dentários ou terceira dentição

Implante dental ou implante dentário é uma maneira de recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos.

Basicamente, o implante tem duas funções: a primeira é em relação a um implante somente. Neste caso, serve para fixar o dente que irá ser colocado. É como se fosse a raiz do mesmo. O implante dentário também serve para suportar uma ponte fixa ou uma dentadura. Nestes casos, é preciso realizar dois ou mais implantes, dependendo do diagnóstico do paciente.

A Egos Clinica Odontológica possui os mais modernos aparelhos de procedimentos de última geração para a reposição dentária, seja ela causada por perdas unitárias, parciais ou totais. A clínica, também está entre as primeiras do Brasil a realizar procedimentos de implantes tradicionais e a revolucionária Carga Imediata, que reside em uma técnica pela qual é possível realizar a reposição de dentes imediatamente após a colocação do implante.

A estrutura do implante dentário

Especificadamente, os implantes são estruturas de titânio posicionadas por meio de cirurgia, no osso maxilar, logo abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes sobre eles.
Dentes implantados são considerados como terceira dentição. A primeira é a vinda dos dentes naturais, na primeira infância. Sua substituição, na fase final da infância, são a segunda. A terceira, portanto, é o implante. Sua função é semelhante à das duas primeiras e sua aparência estética também.

Os implantes odontológicos são feitos de titânio, um material biocompatível e de alta taxa de sucesso.
A indicação dos implantes odontológicos depende de fatores como a quantidade e a qualidade do osso, defeitos ósseos e reabsorções presentes, presença de placa bactéria, tipo de oclusão (mordida) do paciente, presença de para funções (bruxismo ou apertamento dos dentes), qualidade da gengiva, hábitos nocivos como fumo, e alterações no sistema de saúde geral.

Veja o vídeo com o Dr. Eurides Gurkewicz falando os procedimentos de Implante Dentários realizados pela Egos Clínica Odontológica:

Contraindicações e recomendações

Não há contra indicações aos implantes, há fatores de riscos que podem estar associados à cirurgia para a sua colocação. Os fatores as serem avaliados são: condição de saúde geral, idade, psicológico e motivação, e disponibilidade. Não existe rejeição dos implantes. O titânio é um material fisiologicamente inerte e biocompatível. A perda do implante pode ocorrer devido a uma falha do planejamento cirúrgico e protético.

O sucesso dos implantes depende, em grande parte, do profissional escolhido, da saúde local e sistêmica do paciente, e dos cuidados e manutenção do implante odontológico. O Dr. Eurídes Gurkewicz pratica esse procedimento odontológico desde o seu surgimento em nosso país. Ele é um dos pioneiros nesta relevante área.

Veja o vídeo com o Dr. Eurides Gurkewicz falando sobre os tipos de ossos usados por ele nas cirurgias de Implante Dentário.

COMO É FEITO O IMPLANTE DENTÁRIO?

 

A possibilidade de colocar Implante Dentário é bem planejada e explicada ao paciente. Este procedimento é realizado sob anestesia local e com muito cuidado e atenção. Em alguns casos especiais, é necessário sedar o paciente. Na Clínica Egos do Dr. Eurides Eduardo Gurkewicz, este procedimento é feito com a presença de um médico anestesista, para assegurar maior conforto ao paciente.

EXAMES NECESSÁRIOS PARA A CIRURGIA DE IMPLANTES DENTÁRIOS

Uma vez avaliado que o paciente apresenta uma boa condição de saúde geral, também são feitas avaliações detalhadas de sua saúde bucal, entre elas a avaliação da oclusão (encaixe da mordida), da presença de placa bacteriana e de eventual inflamação gengival. Exames de imagem como tomografias computadorizadas devem ser feitos para avaliar a condição óssea do paciente e a possibilidade de se realizar a colocação do Implante Dentário.

CUIDADOS QUE OS IMPLANTES NECESSITAM

 

O Implante Dentário deve ser tratado com os mesmos cuidados de um dente normal; a boa higiene bucal garantem a durabilidade do implante. Os dentes sobre os Implantes, por não serem naturais, não estão sujeitos às cáries, mas pode ocorrer uma inflamação na gengiva e osso ao redor do Implante Dentário, acarretando sérios problemas bucais.

A RECUPERAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA DOS IMPLANTES

 

A recuperação após a instalação do Implante Dentário difere de paciente para paciente, de acordo com o tempo de cicatrização e calcificação de cada um. Em média, esse procedimento leva de 2 a 3 meses para que ocorra a osseointegração, isto é, a união do tecido ósseo ao redor da superfície dos implantes.

Pode-se acelerar o processo de colocação da Carga Imediata nos Implantes, mas deve ser feita uma avaliação detalhada pelo cirurgião dentista antes de tomar essa decisão. Caso não haja cuidado, pode ocorrer uma movimentação inadequada dos implantes, provocando movimento nos ossos e o paciente pode perder os implantes realizados.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO IMPLANTE DENTÁRIO​

Uma vez que um paciente esteja necessitando de Implante Dentário, provavelmente sua mastigação e/ou estética estejam comprometidas. O maior benefício do Implante é a retomada da qualidade de vida no que diz respeito à saúde bucal, somado à isso há também uma elevação na auto-estima da pessoa.

Pré-agende sua consulta

*Consultas exclusivas particulares

ou entre em contato

Sera uma prazer atende-lo

Endereço

Av Nossa Senhora da Luz 2221, Jardim Social, Curitiba PR