Nos últimos anos tem se tornado cada vez mais comum aparecerem pacientes pedindo um clareamento dental. Mas você sabe exatamente como funciona um clareamento? Se você pode realizar o procedimento, e se até teria necessidade de fazê-lo?
Para tirar essas e outras dúvidas, juntei 6 fatos sobre o clareamento dental. Dessa forma espero que antes de tomar a decisão de procurar um especialista odontológico, você tenha resposta à questões essenciais:
1) Existem três tipos de tratamentos, sendo eles: o caseiro, em consultório e a laser.
- O primeiro consiste em um kit, contendo um molde dos dentes e um gel clareador, é também um método mais longo e exige muita paciência. Ele deve ser aplicado todos os dias por um período de 30 minutos a 8 horas.
- O segundo, como diz o nome, é realizado no consultório com o profissional aplicando um gel concentrado de um ativo clareador. É mais rápido e pode ser utilizado em conjunto com o caseiro para oferecer um efeito mais duradouro.
- O terceiro, e mais caro, é o laser. Esse também é um método rápido, contudo pode produzir uma maior sensação de sensibilidade aos dentes.
2) Nem todos os alimentos são permitidos durante o tratamento. Isso se dá pelo fato de que os dentes ficam mais permeáveis, dessa forma eles se tornam mais suscetíveis a absorver pigmentos de cores fortes. Alguns alimentos, e bebidas, que devem ser restringidos são: suco de uva, vinho tinto, refrigerantes a base de cola, café, chás e beterraba.
3) Pode ser que você se anime muito e chegue no momento seja impedido de realizar o tratamento, pois não são todos que têm acesso a ele. Existem certas situações em que não é recomendável a realização do clareamento, entre eles: menores de 16 anos, gestantes, pessoas que possuem manchas nos dentes causados pela tetraciclina, ou que sofram de sensibilidade.
4) O clareamento não dura para sempre! Os resultados tem vida-útil de dois a cinco anos. É claro que vai depender muito dos seus cuidados nesse meio tempo, como utilizar canudo para certas bebidas, evitar fumar, realizar uma boa higiene bucal e manter uma regularidade nas visitas ao dentista.
5) Pode ser que você já seja dono de um belo tom branco no seu sorriso, sabia? É importante manter uma conversa direta com o seu dentista, com a finalidade de entender se é realmente necessário realizar o procedimento. Existem casos que apenas uma limpeza profissional, e um alinhamento correto dos dentes já geram um efeito mais do que satisfatório!
6) Essa última é mais um alerta: não acredite em fórmulas caseiras da internet! Não é o bicarbonato de sódio, nem vinagre, muito menos pasta de morango que vão tornar seu sorriso mais claro. Além de agirem apenas superficialmente, são altamente contraindicados por serem abrasivos. Por isso, procure sempre um especialista!
Gostou dessas dicas? Espero ter deixado mais transparente como funciona e para quem é mais recomendado o clareamento dental. Mas nunca deixe de consultar o seu dentista, e realizar uma ótima higienização de seus dentes, garantindo assim um sorriso ainda mais saudável.
Alguma dúvida? Entre em contato e saiba mais!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h