Já não é, ou não deveria ser, novidade que o consumo constante de cigarro pode oferecer graves riscos à saúde de uma pessoa. E isso dito de forma geral, afinal o tabagismo age por todo o nosso corpo.
E se às vezes a realidade de um câncer pulmonar pode ser tratado até com ares de exagero por fumantes, os problemas causados na boca são mais cotidianos, tendo riscos ainda mais agravantes pela desinformação.
Pensando nisso trouxemos algumas das principais condições causadas pelo cigarro. É só continuar com a leitura a seguir para saber mais!
Dentes amarelados e mau hálito
Uma das principais causas do cigarro na boca, se refere ao caráter estético. Isso porque a presença de nicotina e do alcatrão na composição, mancham os dentes, dando aquele aspecto amarelado e mais escuros a eles.
Outro efeito da nicotina, é o aumento da produção de melanina pelo corpo. Isso afeta diretamente os tecidos da boca (gengiva, bochechas) gerando melanose de fumante, tornando-os mais escuros e manchados.
Além disso tudo, o tabagismo gera mau hálito em decorrência da diminuição de produção de saliva na boca. Com ela mais ressecada, mais restos de alimentos persistem e quando digeridas provocam o mau cheiro.
Câncer na boca
O cigarro aumenta as chances de se desenvolver o câncer na boca por suas substâncias estimularem a produção mais acelerada de células nessa região.
Como todo tipo de câncer, é extremamente perigosa, com mais o agravante de ser de difícil detecção nos seus estágios iniciais. Alguns sinais do câncer oral são:
- Mudança na voz;
- Dificuldade de engolir ou mastigar;
- Manchas brancas ou avermelhadas em qualquer parte da boca;
- Caroços ou inchaços na bochecha;
- Feridas que sangram com facilidade.
Perda de dentes e doenças na gengiva
A gengiva é fortemente afetada pelo cigarro. Como consequência do fumo, a salivação diminui, junto a vascularização dos tecidos da boca, acarretando numa queda de imunidade.
Com isso, a boca se torna o ambiente ideal para a propagação de bactérias ficando mais vulnerável a inflamações que podem ser o princípio de uma gengivite. Se não tratada de maneira correta, pode sim se transformar em um câncer de boca.
Afora isso, é possível haver o desenvolvimento de periodontite, e em maior escala levar à perda óssea e danos graves que provocam a perda de dentes.
Perda de paladar
Por fim, outra consequência do ato de fumar é a perda do paladar. Isso se dá, pois, a fumaça do cigarro inibe a sensibilidade das papilas gustativas, dificultando o processo de sentir o gosto dos alimentos.
Se você é fumante, e está sentindo alguns dos sintomas acima, procure um especialista para evitar que a sua condição se transforme em algo mais grave!
Deixe nos comentários se você já sofreu com algum desses problemas listados, e como foi o processo para contorná-los!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h