Para quem ainda não sabe, esquece, ou simplesmente ignora, o fio dental, ou fita dental, assim como a escova de dentes, é um utensílio essencial para a garantia de uma higienização completa de sua boca.
O seu uso consegue alcançar locais que uma simples escovação não tem acesso, retirando resíduos de alimentos e da placa bacteriana entre os dentes e na gengiva.
E tanto faz a ordem de sua higienização após as refeições: pode ser escovação antes e fio dental depois, ou vice e versa. Mas se você ainda acha que a sua aplicação não é tão importante assim, confira abaixo uma lista de problemas causados pela ausência do fio dental/fita dental!
– Tártaro/Cálculo: acúmulo de sais minerais diluídos na saliva, provenientes da alimentação do indivíduo.
– Gengivite: inflamação decorrente dos ácidos gerados pela placa bacteriana/biofilme. Com a placa endurecida a linha da gengiva incha, fica avermelhada acarretando até em sangramentos no local.
– Periodontite: inflamação/infecção em estágio avançado que chega a atingir a parte do osso, provocando amolecimento e desgaste dos dentes, que passam a apresentar mobilidade.
– Cárie entre os dentes: de forma geral a cárie é causada pela má higienização dos dentes, formando acúmulo de bactérias que produzem ácidos, e esses ácidos descalcificam o dente causando a cárie. Quando há sua ocorrência na região interdental, isso caracteriza o não uso do fio dental. Sempre tenha em mente que as bactérias conseguem se formar em qualquer local, principalmente entre os dentes, onde a placa bacteriana tem maior incidência.
E então, percebeu a importância do uso do fio dental e vai adotá-lo em sua rotina de limpeza dental? Então comente com um SIM neste post!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h