A ortodontia fixa é geralmente a mais utilizada. Permite um controle maior do plano de tratamento por parte do dentista e isso aumenta a sua eficácia. Esse tipo de aparelho convencional é fixo aos dentes com substâncias adesivas adequadas.
O aparelho ortodôntico fixo convencional é composto por bandas, fios, braquetes e elásticos. A peça colada no dente é chamada de braquete e é através desse elemento que o ortodontista aplica a força, ou seja, ativa o aparelho. Os aparelhos fixos são ativados quinzenalmente ou mensalmente pelo dentista. Através desta força suave, os dentes vão gradualmente para a posição correta.
Esse aparelho é geralmente feito de metal leve. O aço inoxidável é muito utilizado nos aparelhos ortodônticos devido à biocompatibilidade e resistência. O tratamento demora em média dois anos, dependendo da gravidade do problema ortodôntico.
A assiduidade do paciente nas consultas de manutenção determina e contribui para o sucesso do tratamento.
Aparelho ortodôntico fixo estético
O aparelho estético tem a mesma função que o aparelho ortodôntico convencional de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. A procura por aparelhos estéticos tem aumentado nos últimos anos. Os pacientes querem corrigir a má formação sem esquecer a estética e a sua aparência.
É fabricado em três tipos de materiais:
- Policarbonatos: são compostos de material acrílico e a sua aparência é mais discreta. Tem um custo mais acessível em comparação com os outros aparelhos estéticos. No entanto não tem grande resistência e os braquetes podem quebrar ou descolar com mais frequência. Por outro lado a cor do aparelho pode sofrer alterações com a absorção de pigmentos. Essa alteração de cor depende da alimentação e dos hábitos dos pacientes;
- Cerâmica: devido às características do material não sofre alterações de cor e é bastante resistente. Existe menor atrito nos braquetes e o fio comporta-se de forma mais eficaz. Tem um custo mais elevado do que o aparelho dentário estético anterior;
- Safira: Os braquetes desses aparelhos são translúcidos. Não sofrem alterações de cor e raramente descolam ou quebram. O resultado estético é bastante agradável porque apenas se vê o fio ortodôntico.
Aparelho ortopédico removível
O aparelho ortopédico removível é geralmente aconselhado a crianças com ou sem dentição definitiva com o objetivo de modificar o crescimento. É muito eficaz em crianças até aos 12 anos de idade. Esse tipo de aparelho removível é também aconselhado a jovens com ligeiro desalinhamento dentário.
O aparelho dentário de contenção removível é composto por uma base em acrílico ou material plástico e metal que vai encaixar nos dentes. É geralmente utilizado durante alguns meses depois do tratamento ortodôntico fixo e serve para conter os dentes. Seu objetivo é prevenir que os dentes voltem à posição inicial. O osso do maxilar, os lábios, a língua e a face precisam se adaptar à recente posição dos dentes.
Essa espécie de aparelho dentário é geralmente usada durante alguns meses após o tratamento de ortodontia. O objetivo é o de manter os dentes na posição ideal conseguida através do tratamento. Os vários tipos de aparelhos removíveis têm diferentes finalidades; estimulam o crescimento ósseo no caso dos aparelhos ortopédicos, as placas ortodônticas movimentam os dentes e os de contenção ajudam a manter os resultados.
Expansor palatino
O expansor palatino é um aparelho dentário fixo cujo objetivo é alargar o arco do maxilar superior. Trata-se de uma placa de acrílico que se encaixa junto ao céu-da-boca.
A dimensão dos dentes do maxilar superior deve ser maior do que a arcada do maxilar inferior de forma a encaixarem corretamente e a permitir uma oclusão normal. Para corrigir essa mordida incorreta, geralmente a mordida cruzada, utilizam-se os expansores dos maxilares. São também conhecidos por disjuntores. Os fatores que influenciam o estreitar do céu-da-boca são principalmente os problemas respiratórios,o perder dentes de leite precocemente ou ao contrário, o manter dentes de leite por tempo considerado superior ao normal.
Pessoas com lábio leporino ou fissuras palatinas tem geralmente o maxilar estreito. A idade mais indicada para tratar esse problema é entre os 10 e os 15 anos. Nessa faixa etária, os tratamentos são mais eficazes e o desconforto é menor. No entanto, pacientes com idade superior podem também ser tratados com sucesso. A resistência dos ossos aumenta com o passar dos anos assim como a complexidade e o sucesso do tratamento ortodôntico.
Existem vários tipos de aparelhos para expandir os dentes do céu-da-boca. A colocação deste aparelho é um processo simples e eficaz.
Conheça o expansor palatino: