Causas e tratamento da halitose (mau hálito)

Comumente associada à existência de cáries e à má higiene bucal, a halitose (popularmente conhecida por mau hálito) atinge aproximadamente 40% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Doenças respiratórias (sinusite e amidalite), boca seca, males digestivos, estresse, problemas de origem metabólica e sistêmica (diabetes e alterações hormonais) também são fatores capazes de provocar halitose.

Assim como muitos são as causas para a halitose, também são muitas as possibilidades de tratamento. O tipo mais comum de halitose é aquele que surge após o sono, visto que neste período há diminuição do fluxo salivar, fato que causa a putrefação das células da boca. Na maioria dos casos, após uma adequada higienização bucal (leia, no ícone Odondontia, matéria sobre a maneira adequada de higienizar a boca), esse odor desaparece.

Também comum é a halitose alimentar, causada pela produção de ácidos e outros compostos, que geralmente ocorre após a ingestão de alho, cebola, condimentos ou bebidas alcoólicas, ou mesmo após prolongado jejum. Esses tipos de halitose, entretando, são temporários e facilmente resolvidos.

Para o Dr. Eurides Gurkewicz, sócio-proprietário da Egos Clínica Odontológica, “o mau odor bucal é a causa de 90% dos problemas de halitose. Isso é resultado dos resíduos alimentares que ficam depositados nos dentes e acúmulo de placa bacteriana. Quando os dentes não são escovados logo após as refeições, os restos que permanecem na boca são ferramentados pelas bactérias que vivem na língua, dentes, gengiva e mucose, gerando gás sulfúreo, o mesmo presente no ovo podre, resultando em alteração do hálito. Para resolver estes problema, basta a correta limpeza bucal.”

Um sinal de alerta para um caso grave de halitose é o sangramento bucal, resultado de processo inflamatório que pode potencializar problemas ainda mais graves como cardíacos, gastrites, sinusites, artrite, entre outros. Por isso, se durante a escovação ou uso do fio/fita dental, você perceber sangramento, procure um periodontista imediatamente.

O Dr. Eurides Gurkweciz assegura: “aqui na Egos, trabalhamos muito na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais. Assim, conseguimos sanar o problema de nossos pacientes, restabelecendo sua vida social, profissional e aumentando sua auto estima.”

No alto de sua grande experiência como dentista, o Dr. Eurides Gurkewicz explica as causas da halitose e como as tem combatido em sua conceituada clínica odontológica: