O tratamento de canal (endodontia), dentre tantos outros tratamentos bucais, é um dos que mais causa temor nos pacientes, com base em nada.
A necessidade desse procedimento surge quando a polpa do dente (parte mais mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo) e os tecidos perirradiculares apresentam algum tipo de inflamação ou infecção.
Seu objetivo é a retirada do tecido pulpar danificado e necrosado, e quanto antes diagnosticada a infecção, melhores são as chances de evitar com que se espalhe ao ponto que seja necessário retirar o dente inteiro nos casos mais graves.
Com essa realidade em mãos, preparamos uma lista de coisas que podem acontecer se você não realizar o tratamento de canal quando é preciso:
• Sintomas de dores pioram com o passar do tempo gerando extremo desconforto;
• Em casos de infecções pode haver o desenvolvimento de patologias perirradiculares;
• Evolução de abscessos, edemas, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e até comprometimento de outros órgãos;
• Se houver a remoção do dente, a infecção é sanada, mas outros problemas envolvendo a funcionalidade da boca surgem pela ausência do dente;
• A infecção pode se espalhar, podendo gerar outros tipos de doenças como uma infecção bacteriana grave na boca e na garganta, que pode causar bloqueio das vias respiratórias;
A principal recomendação é conversar com o seu dentista, realizar uma avaliação e se for necessário, não fuja do tratamento de canal. Muito mais assustador é viver com as consequências da negligência com seus cuidados bucais!
Comente neste post com um SIM se você repensou a importância do tratamento!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h