Os sisos são os últimos dentes a se formarem na arcada dentária, e podem ser sinônimos de muita dor de cabeça aos pacientes.
Apesar de ser uma ocorrência muito comum, as pessoas ainda guardam muitas dúvidas com relação a eles, e principalmente com as consequências da não extração desses dentes.
Neste post, você vai entender melhor o que acontece com a sua boca, caso opte por não tirar o siso.
Dores e inflamações
A presença dos sisos pode representar uma diversidade de desconfortos, e até problemas mais graves na saúde bucal do paciente.
Esses dentes se desenvolvem por último, como já comentado, e devido ao mal posicionamento, sua erupção pode causar dores fortes, inflamações, gerando até enxaquecas e febre.
Além disso, o siso pode estar semi-incluso, que é quando ele nasce inclinado, fazendo com que a gengiva cubra parte do dente, possibilitando o acúmulo de alimentos e bactérias, que propiciam inflamações e até odor ruim à boca.
Um exemplo é a infecção gengival, conhecida como pericoronarite, que causa dores ao mastigar. Fora isso, se o siso estiver disputando espaço com outro dente, as dores geradas podem estar relacionadas a compressão.
Se eu não tirar, o que acontece?
Se o siso não for removido, mediante necessidade médica, sua presença pode gerar ainda mais desconfortos graves, como problemas ósseos (periodontais), desalinho dos dentes, além de fazer o paciente sentir mais dores.
O caso da remoção dos sisos por necessidade, ocorre mais quando o dente se mostra semi-incluso (nasceu inclinado), apresentando sinais de destruição por cárie, configurando um problema periodontal, se há algum tipo de compressão, que pode estar absorvendo o dente da frente ou quando desenvolve cistos.
Lembrando que se houver um posicionamento adequado dos sisos, a retirada não necessária.
Compartilhe nos comentários se você já passou por uma retirada dos sisos! Assim você nos ajuda a divulgar ainda mais informações sobre esse procedimento, e como ele devolve a qualidade de vida ao paciente!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h