De maneira geral, os cuidados bucais de uma gestante se mantêm os mesmos.
Porém, existem algumas indicações que servem para esse período em particular, que trazem maior conforto e comodidade para a futura mamãe.
Entre eles está o aumento da frequência de escovação, devido a maior ingestão de alimentos, colocar pouco creme dental durante ao escovar os dentes para evitar enjoos, e realizar a higienização bucal após os episódios de vômito evitando a acidez na boca.
Para além desses cuidados, existem algumas questões que podem surgir no desenrolar da gravidez, se tratando das precauções para se manter a saúde dos dentes em dia.
Separamos algumas delas para melhor elucidar o quanto é necessário e tranquilo continuar se preocupando com o bem-estar bucal, mesmo durante esse período tão especial.
Existe relação entre a gravidez e a incidência de cáries?
O fato de a mulher estar grávida, não influência nem no aparecimento de cáries, muito menos na perda de minerais dos dentes da mãe.
A principal causa que podemos atribuir ao aparecimento de cárie, nada mais é do que a alteração na rotina da paciente, relacionado principalmente com a dieta.
Sendo assim, simplesmente mantendo e implementando com mais frequência o hábito de higienização dos dentes, já previne o aparecimento de cáries.
Gravidez aumenta a inflamação das gengivas?
A gravidez por si só não provoca inflamações ou sangramentos nas gengivas da gestante.
Porém, sangramentos e inflamações só são provocados pela presença de placas bacterianas, em decorrência de uma má higienização.
O bebê retira cálcio dos dentes da mãe?
Não! Durante a gravidez, se houver algum tipo de deficiência de cálcio na dieta da mãe, o bebê irá retirar o cálcio dos ossos e não dos dentes da gestante.
Alterações que podem provocar problemas bucais
O organismo da mãe se transforma durante a gravidez, sendo assim, é comum que algumas alterações possam propiciar o aparecimento de doenças bucais, como cáries e gengivite.
Algumas dessas mudanças atreladas à maior incidência desses problemas são:
- Aumento da acidez na boca, devido aos vômitos;
- Aumento da frequência de refeições ou lanches durante o dia;
- Aumento ocasional no consumo de doces, ou alimentos açucarados;
- Diminuição nos cuidados da saúde bucal;
- Maior sonolência da gestante, diminuindo a saliva e movimentos musculares da boca.
Como foi para você, que já é mamãe, manter em dia a saúde de seus dentes durante o período da gestação? Deixe nos comentários a sua experiência, para mais pessoas aprenderem da importância de continuar com os cuidados bucais, mesmo no período de gravidez!
Alguma dúvida? Entre em contato e saiba mais!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h