Ortodontia
Um mal posicionamento das arcadas dentárias só se corrige com tratamento ortodôntico. Muitos adultos não tiveram o benefício desse tratamento durante a infância e a adolescência. Hoje, buscam o devido tratamento ortodôntico objetivando obter uma melhora na estética do sorriso e na posição dos dentes para a mastigação.
Dentes que não ocluem, isto é, não fecham adequadamente, podem dificultar a mastigação e a alimentação. A má posição da arcada superior e da arcada inferior e a má oclusão entre as duas podem levar a uma disfunção da articulação temporo-mandibular “A.T.M”. Essa disfunção geralmente está associada a sintomas como dores de cabeça, sons de estalo durante a abertura e fechamento da boca e dificuldade na mastigação.
A colocação de implantes dentários é outro fator que motiva adultos na procura pelo tratamento ortodôntico. O implante dentário tem a finalidade de substituir dentes perdidos. É muito comum ocorrer a migração e movimentação de dentes vizinhos ao dente perdido. Com isso, ocorre uma diminuição do espaço para colocação da novo dente.
O uso do aparelho permite movimentar estes para a sua posição inicial ou para outras posições mais favoráveis, facilitando a reabilitação protética.
Seja por motivo estético, funcional ou pelo conjunto a outros tratamentos reabilitadores (implantes, prótese, periodontal e restaurações estéticas), a correção dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Essa abordagem interdisciplinar permite reabilitar o paciente, melhorando a qualidade dos cuidados e do prognóstico do tratamento.
- Identificamos as reais limitações de cada caso e analisar os que devem ser indicados para um tratamento cirúrgico (cirurgia ortognática). Diferentemente de crianças e adolescentes, os ossos da face de um paciente adulto não apresentam nenhum potencial de crescimento. Portanto, nesses casos, para que haja uma mudança na posição destas bases ósseas, torna-se necessária a cirurgia ortognática.
- Diagnosticamos diferentes estágios da doença periodontal e os fatores de risco associados. A periodontite é uma doença inflamatória crônica ou aguda que acomete os tecidos que formam a gengiva e o periodonto, levando à perda do tecido conjuntivo, gengiva e do osso alveolar. Portanto, qualquer movimentação de dentes através do aparelho ortodôntico deve ser feita com um periodonto saudável, diminuindo o risco de mobilidade excessiva ou até mesmo a perda dos dentes.
- Diagnosticamos disfunções da articulação temporo-mandibular “A.T.M antes, durante e após a movimentação dentária.
- Avaliamos as perdas dentárias presentes.
- Trabalhamos cooperativamente com uma equipe de outros especialistas, oferecendo o melhor resultado possível ao paciente.
O que considerar no tratamento para adultos
Em todo tratamento em pacientes adultos, os seguintes itens são levados em consideração pela equipe da Egos Clínica Odontológica:
Aparelhos ortodônticos estéticos
Pacientes preocupados com a aparência do sorriso com aparelhos ortodônticos de metal podem optar por aparelhos que são praticamente invisíveis, dando-lhes maior confiança em situações sociais ou de trabalho. Atualmente, o desenvolvimento de novos materiais, como os aparelhos de porcelana, de safira, e alinhadores como o do sistema Invisalign, tem permitido que os movimentos ortodônticos sejam leves promovendo menor desconforto ao paciente, além de melhores resultados e ao mesmo tempo sendo excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis. Diversos tipos de aparelhos estéticos estão disponíveis.
Adulto com perda de alguns dentes
TRATAMENTO ORTODÔNTICO PARA CRIANÇAS E Adolecentes
Pré-agende sua consulta
*Consultas exclusivas particulares
ou entre em contato
Sera uma prazer atende-lo
Av Nossa Senhora da Luz 2221, Jardim Social, Curitiba PR