Periodontia
A periodontologia é a disciplina da Medicina Dentária que se ocupa não diretamente do dente, mas de toda a estrutura que o rodeia e suporta (osso, gengiva). Os tratamentos periodontais são imensamente vastos, tanto visam o tratamento de periodontites (doença que provoca a perda de osso ao redor dos dentes com a sua consequente perda) como a cirurgia plástica periodontal (tratamento cosmético que tem como objetivo a melhoria estética ou funcional dos dentes).
O que é uma gengivite? Por que a gengiva sangra ao ser escovada e ou ao passar a fita/fio dental?
A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada por acumulo de placa bacteriana e tártaro/cálculo como consequência de uma escovação incorreta ou insuficiente. Se não for tratada passa das gengivas para o osso e dá origem a uma periodontite com consequências, na maioria das vezes, irreversíveis.
A gengivite é facilmente tratada com:
- Raspagens de cálculos/tártatos;
- Correta técnica de escovação;
- Técnica correta do uso da fita ou fio dental;
- Bochechos com enxaguatório indicado pelo cirurgião dentista, especialista em periodontia.
O que é uma periodontite?
A periodontite é uma doença que evolui a partir de uma gengivite e que implica uma perda de suporte ósseo dos dentes e, se não for tratada, leva à perda dos dentes. A periodontite pode ser crônica (evolução lenta) ou aguda (evolução rápida) e pode ser localizada (quando não atinge todos os dentes) ou generalizada.
Quais são os sinais e sintomas da periodontite?
A periodontite pode ser assintomática e ser descoberta por acaso numa consulta de rotina. Os principais sinais de alerta são a mobilidade dentária, a perda de suporte dos dentes com recessão gengival (a gengiva começa a desaparecer e as raízes a ficar à mostra), o sangramento contínuo da gengiva, pus em volta dos dentes e o mau hálito.
Qual é o tratamento?
Na grande maioria dos casos é impossível reverter a perda óssea, mas é possível parar ou pelo menos reduzir a sua evolução. O tratamento passa pela remoção de toda a placa e cálculos dentários (tártaros) que pode ser feita com ultrassons (destartarizador) ou com instrumentos manuais (curetas). Nos casos mais graves pode ser necessário efetuar uma cirurgia para se atingir as zonas mais profundas.
Por que a raiz do dente fica exposta?
À raiz do dente exposta chamamos recessão gengival e óssea há inúmeras causas. A principal é uma técnica de escovação incorreta que, associada a muita pressão ou escovas com cerdas muito duras, vai provocar um trauma gengival com consequente desaparecimento da gengiva. As outras causas são acumulo de placa bacteriana, oclusão traumática (a posição em que os dentes se encaixa), inserção alta do freio labial ou lingual. Tratamento ortodôntico mal planejado e executado pelo ortodentista.
É possível cobrir a raíz?
Há várias técnicas de recobrimento radicular, mas nem todos os casos são previsíveis. Quanto mais cedo forem detectadas as exposições radiculares e eliminada a causa que as provocou, mais fácil é o seu tratamento. O tratamento passa por uma pequena cirurgia plástica periodontal.
O que vem a ser um sorriso gengival?
O sorriso gengival pode ser provocado por uma série de situações que tem diferentes tratamentos com graus de dificuldade diferentes. Quando são provocados por uma conformação anormal de gengiva o tratamento é muito fácil, rápido e indolor passando por uma reconformação cirúrgica da gengiva.
Quando além de gengiva há ainda um nível ósseo mais alto o tratamento é também muito fácil fazendo-se a reconformação do osso e consequentemente da gengiva. Em casos mais complicados, o problema passa não pelos dentes, mas sim pela posição do maxilar implicando uma cirurgia maxilo-facial, bem mais complicada.
antes e depois
Quantas vezes por ano é preciso fazer uma limpeza?
As limpezas ou profilaxias bucais devem ser feitas de acordo com o hábito alimentar e/ou acúmulo de cálculos/tártaros. Exemplificando:há pessoas que tomam vinho tinto com frequência; os corantes fortes mancham os dentes. Há também aqueles que mesmo fazendo uma boa higiene acumulam cálculos/tártaros. A média das profilaxias/limpezas, é de duas a três vezes por ano.
O que é uma hiperplasia gengival?
Quando há uma escovação mal feita ou inexistente as gengivas reagem com um processo inflamatório. Essa inflamação faz com que as gengivas aumentem de volume e/ou de tamanho e fiquem disformes. O tratamento passa pela eliminação de toda a placa bacteriana e cálculos/tártaros e pela melhoria da higiene bucal. Quando a morfologia gengival não reverte totalmente faz-se uma cirurgia chamada de gengivoplastia para melhorar a estética e facilitar a higiene oral.
Pré-agende sua consulta
*Consultas exclusivas particulares
ou entre em contato
Sera uma prazer atende-lo
Av Nossa Senhora da Luz 2221, Jardim Social, Curitiba PR