Você pode até manter uma rotina de escovação diária, e claro, isso é muito melhor do que não higienizar de maneira alguma os seus dentes.
Mas sabia que somente lembrar de escovar os dentes não é o suficiente? Pode ser que mesmo com esse hábito presente no seu dia a dia você possa estar realizando de uma maneira que não limpe corretamente os seus dentes.
Para lhe ajudar a prestar melhor atenção nos erros que vem cometendo durante a higienização bucal, e corrigi-los de maneira eficiente, preparamos um passo a passo prático para você. É só seguir com a leitura.
Ao escovar os dentes, siga esses passos
- Inicie pela parte externa dos dentes de trás, fazendo movimentos circulares suaves, sem muita pressão para não irritar a gengiva. Lembre-se de não se limitar a escovar somente o meio dos dentes, mas que atinja também a linha da gengiva, massageando de forma leve.
- Após os de trás, realize a limpeza externa dos dentes da frente, também realizando movimentos circulares que alcance tanto os dentes, quanto a linha da gengiva.
- Agora você vai cuidar da parte “plana”, ou as superfícies de mastigação nos dentes de trás. Para isso você realizará movimentos de vai e vem com a escova.
- Para as partes internas, nos de trás você irá continuar com os movimentos circulares, enquanto que nos da frente você irá utilizar a ponta da escova para conseguir limpá-los.
- Por último, mas não menos importante, escove a língua a fim de se livrar dos resíduos alimentares e bactérias causadoras do mau hálito.
E entre os dentes?
Importante se atentar aos vãos, entre os dentes e a gengiva, em que ocorre o acúmulo do sulco gengival. É nele que se deposita a maior quantidade de micro-organismos.
Para removê-los, você precisa “varrê-los” para fora, ou seja, na arcada inferior para cima, e na arcada superior para baixo.
Entre os dentes em si, o recomendado é a aplicação do fio dental, que lhe auxilia alcançar mais profundamente esses espaços para retirar as impurezas.
Tempo de escovação e escovação noturna
O tempo de escovação ideal, realizado da maneira correta, leva entorno de 2 a 3 minutos. É o tempo suficiente para que se faça uma limpeza completa e que abranja toda a arcada dentária.
Além disso, reforçamos que a escovação noturna é a que necessita de maior atenção e cuidado durante a higienização. Afinal, a noite nossa boca conta com menor fluxo salivar, o que facilita a ação bacteriana.
Fora essas dicas, para melhor lhe orientar e manter a saúde bucal em dia, realize consultas regulares ao seu médico dentista, para que ocorra correções em seus hábitos, e para diagnosticar possíveis problemas assim como a indicação de tratamentos.
A nossa saúde começa pela boca!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h