A gestação de um bebê é um período que exige todos os cuidados possíveis para se garantir tanto a saúde da criança que está sendo gerada, quanto da própria mãe. Todos os procedimentos pelos quais ambos passarem devem seguir com uma atenção redobrada.
E não é diferente em relação as abordagens odontológicas, é muito importante que a gestante mantenha suas consultas regulares ao dentista e garanta que sua saúde bucal esteja em dia, de maneira a evitar possíveis problemas que podem colocar a sua e a integridade do bebê em risco.
Mas, e se houver a necessidade de uma intervenção mais invasiva, é possível aplicar anestesia em mulheres que estão grávidas? É o que você irá entender melhor a seguir.
Vasoconstritor
De modo geral a aplicação de anestesia, a princípio, não traz maiores riscos a ao bem-estar das gestantes, portanto se você está grávida pode seguir com o acompanhamento odontológico com tranquilidade, mesmo se existir a necessidade de uma abordagem clínica.
O que deve se ter em mente, é que há uma substância que pode significar um fator de risco a futura mamãe e seu bebê, aqui falamos das substâncias vasoconstritoras.
Essas substâncias podem surtir um efeito indesejado de elevar a pressão arterial, visto que o corpo da mulher durante a gravidez sofre com muitas transformações hormonais, que incidem diretamente sobre a circulação sanguínea.
Portanto, a orientação é a de que sempre avise seu especialista dentista da gravidez, mesmo nos estágios iniciais para que sejam preparados outros tipos de anestésicos que não tenham esse tipo de efeito colateral no seu corpo.
Previna-se para garantir que esse período seja de muita tranquilidade para você e seu futuro bebê!
Deixe nos comentários um SIM se você achou este conteúdo útil!
Agende a sua consulta online, retornaremos o contato em instantes
Dr Eurides Gurkewicz
(41) 9 9648-9782 | Whatsapp
Seg – Sex | 07h – 18h